Pesquisar este blog

sábado, 5 de fevereiro de 2022

Gualter Silva


Nome real: Gualter Rodrigues da Silva

Créditos: Gualter Silva, Gualter Rodrigues, ou Gualter

Atividades: Bailarino, dançarino, sapateador, coreógrafo, professor de sapateado, ator, cantor, diretor e produtor

Áreas: Teatro, TV e cinema

Nascimento: 03/02/1910, Rio de Janeiro/RJ

Óbito: 01/08/1993, Rio de Janeiro/RJ

Causa óbito: Não revelada

Relacionamentos: Era casado com a dançarina Iná D'Ávila (1949/1993), dois filhos: o musicista Rakami D'Ávila, e a atriz, sapateadora e cantora Inajara de Tanduí.

Nota: Afastou-se da mídia. Destacou-se como dançarino e sapateador. No Brasil, foi pioneiro no estilo de dança sapateado.

Carreira: 1931-1972 (65 obras*)

1931 - De Papo Pro Ar (Teatro) - Bailarino e Sapateador
1931 - Show no Centro Artístico Regional 'Musical' (Teatro) - Bailarino e Sapateador
1932 - Festival Ator Benicio Barboza 'Musical' (Teatro) - Bailarino e Sapateador
1932 - Show na Boate Luar 'Musical' (Teatro) - Bailarino e Sapateador
1933 - Show da Trupe Bataclan de Variedades ‘Musical’ (Teatro) - Bailarino e Sapateador
1933 - Tudo Pelo Brasil! (Teatro) - Cantor, Bailarino e Sapateador
1935 - A Felicidade (Teatro) - Bailarino e Sapateador
1935 - A Felicidade (Teatro) - Bailarino e Sapateador (Argentina)
1935 - Cavalleria Rusticana (Teatro) - Bailarino e Sapateador
1935 - Filmando (Teatro) - Bailarino e Sapateador
1935 - Filmando (Teatro) - Bailarino e Sapateador (Argentina)
1935 - Guanabara (Teatro) - Bailarino e Sapateador
1935 - Guanabara (Teatro) - Bailarino e Sapateador (Argentina)
1935 - Sinfonia do Samba (Teatro) - Bailarino e Sapateador
1935 - Sinfonia do Samba (Teatro) - Bailarino e Sapateador (Argentina)
1936 - Cabocla Bonita (Teatro) - Bailarino e Sapateador
1936 - Show no Cabaret Roxy 'Musical' (Teatro) - Bailarino e Sapateador
1936/1939 - Turnê de Shows em Cassinos 'Musical' (Teatro) - Bailarino e Sapateador (Brasil/Argentina)
1939 - Uma Mulher Complicada: Acto de Variedades (Teatro) - Bailarino e Sapateador
1940 - Show Music-Hall: Os 4 D’Avilas (Teatro) - Cantor, Bailarino e Sapateador, além da Atuação
1941 - Turnê de Shows em Cassinos do Brasil ‘Musical’ (Teatro) - Bailarino e Sapateador
1947 - Este Mundo É um Pandeiro (Cinema) - Bailarino e Sapateador
1949 - Passo de Girafa (Teatro) - Bailarino e Sapateador
1949/1950 - Deixa Que Eu Chuto (Teatro) - Bailarino e Sapateador
1950 - Bonde do Catete (Teatro) - Bailarino e Sapateador, além da Atuação
1950 - Mão Boba (Teatro) - Bailarino e Sapateador
1950 - Na Copa do Mundo (Teatro) - Bailarino e Sapateador, além da Atuação 1950 - Tira o Dedo do Pudim (Teatro) - Bailarino e Sapateador
1952 - Canta Brasil (Teatro) - Bailarino e Sapateador
1952 - Pau de Arara (Teatro) - Bailarino e Sapateador
1952/1953 - Canta Brasil (Teatro) - Bailarino e Sapateador (Portugal)
1952/1953 - Pau de Arara (Teatro) - Bailarino e Sapateador (Portugal)
1959 - Botando Banca TV Rio (Televisão)
1959 - Feira Mais ou Menos Livre TV Rio (Televisão)
1959 - Noites Cariocas TV Rio (Televisão)
1959 - Praça da Alegria TV Rio (Televisão)
1959 - Rio Alegre TV Rio (Televisão)
1959 - Rio, Te Adoro TV Rio (Televisão)
1959 - Show Grande Prêmio Brasil 1959 TV Rio (Televisão)
1959 - Só Tem Tantã TV Rio (Televisão)
1959 - TV Rio... Riso (Televisão)
1959 - TV... Se Te Agrada TV Rio (Televisão)
1963/1964 - Chico Anysio Show TV Excelsior (Televisão) - Assistência de Produção
1963/1964 - Colé, o Show TV Excelsior (Televisão) - Assistência de Produção
1963/1964 - Dois no Balanço TV Excelsior (Televisão) - Assistência de Produção
1963/1964 - Espetáculos Tonelux TV Excelsior (Televisão) - Assistência de Produção
1963/1964 - Gira o Mundo Gira TV Excelsior (Televisão) - Assistência de Produção
1963/1964 - Viva o Vovô Deville TV Excelsior (Televisão) - Assistência de Produção
1963/1965 - My Fair Show TV Excelsior (Televisão) - Assistência de Produção
1963/1965 - Times Square TV Excelsior (Televisão) - Assistência de Produção
1963/1966 - A Cidade Se Diverte TV Excelsior (Televisão) - Assistência de Produção
1963/1966 - Moacyr Franco Show TV Excelsior (Televisão) - Assistência de Produção
1964 - A Grande Revista TV Excelsior/TV Tupi (Televisão) - Assistência de Produção
1964 - A Volta ao Mundo em Oitenta Shows TV Excelsior (Televisão) - Assistência de Produção
1964 - Hospital Tan-Tan TV Excelsior (Televisão) - Assistência de Produção
1964 - Kid Otelo no Rancho da Fartura TV Excelsior (Televisão) - Assistência de Produção
1964 - Papai Colé TV Excelsior (Televisão) - Assistência de Produção
1964/1965 - A Volta ao Mundo Sem Fazer Força TV Excelsior (Televisão) - Assistência de Produção
1964/1965 - Dercy Beaucoup TV Excelsior (Televisão) - Assistência de Produção
1964/1966 - Show Riso TV Excelsior (Televisão) - Assistência de Produção
1965 - A Outra Face do Artista TV Excelsior (Televisão) - Direção de TV e Assistência de Produção
1965 - Noite de Gala TV Excelsior (Televisão) - Assistência de Produção
1965 - Tia Arlete e Seus Desenhos TV Excelsior (Televisão) - Direção de TV e Assistência de Produção
1965 - Um Instante, Maestro! TV Excelsior (Televisão) - Direção de TV e Assistência de Produção
1966 - Graças a Dois: A Comédia Moderna TV Excelsior (Televisão) - Assistência de Produção
1967/1972 - Show do Grupo As Pupilas do Senhor Gualter (Teatro) - Coreógrafo, além da Produção, Direção

(*) Pesquisa concluída

2 comentários:

MARIO GORDILHO disse...

Fontes 1931 a 1949:

http://memoria.bn.br/DocReader/089842_04/9375
http://memoria.bn.br/DocReader/089842_04/9382
http://memoria.bn.br/DocReader/089842_04/18669
http://memoria.bn.br/DocReader/089842_04/37585
http://memoria.bn.br/DocReader/030015_05/18068
http://memoria.bn.br/DocReader/030015_05/29043
http://memoria.bn.br/DocReader/030015_05/36908
http://memoria.bn.br/DocReader/030015_05/37252
http://memoria.bn.br/DocReader/093092_02/6507
http://memoria.bn.br/DocReader/093092_02/12326
http://memoria.bn.br/DocReader/093092_02/12343
http://memoria.bn.br/DocReader/093092_02/25079
http://memoria.bn.br/DocReader/093092_02/25111
http://memoria.bn.br/DocReader/093092_02/28002
http://memoria.bn.br/DocReader/364568_12/13109
http://memoria.bn.br/DocReader/093718_01/7758
http://memoria.bn.br/DocReader/093718_01/16487
http://memoria.bn.br/DocReader/090972_08/9440
http://memoria.bn.br/DocReader/090972_08/30876
http://memoria.bn.br/DocReader/120200/15823
http://memoria.bn.br/DocReader/884120/32323
http://memoria.bn.br/DocReader/175102/6376
http://memoria.bn.br/DocReader/175102/8732
http://memoria.bn.br/DocReader/181927/333
http://memoria.bn.br/DocReader/107646/23260
http://memoria.bn.br/DocReader/098027_03/9101
http://memoria.bn.br/DocReader/067822/4005
http://memoria.bn.br/DocReader/711497x/41580
http://memoria.bn.br/DocReader/711497x/41592
http://memoria.bn.br/DocReader/348970_03/14755
http://memoria.bn.br/DocReader/221961_01/15715
http://memoria.bn.br/DocReader/221961_02/56009
http://memoria.bn.br/DocReader/029033_12/6747
http://memoria.bn.br/DocReader/093092_03/4426
http://memoria.bn.br/DocReader/093092_03/4442
http://memoria.bn.br/DocReader/090972_09/3496
http://memoria.bn.br/DocReader/093092_03/39396
http://memoria.bn.br/DocReader/093718_02/49714

MARIO GORDILHO disse...

Fontes 1950 a 1965:

http://memoria.bn.br/DocReader/144088/3001
http://memoria.bn.br/DocReader/120588/44638
http://memoria.bn.br/DocReader/103730_08/3403
http://memoria.bn.br/DocReader/029033_13/942
http://memoria.bn.br/DocReader/364568_14/857
http://memoria.bn.br/DocReader/116408/47613
http://memoria.bn.br/DocReader/364568_14/15391
http://memoria.bn.br/DocReader/116408/48365
http://memoria.bn.br/DocReader/093092_04/734
http://memoria.bn.br/DocReader/116408/59263
http://memoria.bn.br/DocReader/093092_04/1389
http://memoria.bn.br/DocReader/116408/59646
http://memoria.bn.br/DocReader/116408/61561
http://memoria.bn.br/DocReader/386030/38288
http://memoria.bn.br/DocReader/030015_07/2530
http://memoria.bn.br/DocReader/386030/9249
http://memoria.bn.br/DocReader/386030/56256
http://memoria.bn.br/DocReader/386030/56341
http://memoria.bn.br/DocReader/030015_07/30180
http://memoria.bn.br/DocReader/348970_05/608
http://memoria.bn.br/DocReader/348970_05/792
http://memoria.bn.br/DocReader/348970_05/14076
http://memoria.bn.br/DocReader/112518_01/43822
http://memoria.bn.br/DocReader/348970_05/14082
http://memoria.bn.br/DocReader/348970_05/14221
http://memoria.bn.br/DocReader/110523_05/871
http://memoria.bn.br/DocReader/110523_05/1043
http://memoria.bn.br/DocReader/110523_05/1257
http://memoria.bn.br/DocReader/110523_05/3059
http://memoria.bn.br/DocReader/110523_05/15905
http://memoria.bn.br/DocReader/089842_06/892
http://memoria.bn.br/DocReader/093718_03/862
http://memoria.bn.br/DocReader/089842_06/1106
http://memoria.bn.br/DocReader/089842_06/1118
http://memoria.bn.br/DocReader/089842_06/19611
http://memoria.bn.br/DocReader/089842_06/109601
http://memoria.bn.br/DocReader/093718_03/1052
http://memoria.bn.br/DocReader/093718_03/16816
http://memoria.bn.br/DocReader/144428/29459
http://memoria.bn.br/DocReader/093718_03/4794
http://memoria.bn.br/DocReader/093718_03/3110
http://memoria.bn.br/DocReader/128848/13619
http://memoria.bn.br/DocReader/364568_15/38084
http://memoria.bn.br/DocReader/093092_05/23376
http://memoria.bn.br/DocReader/093092_05/23688