Pesquisar este blog

terça-feira, 18 de agosto de 2020

Durval Bellini



Nome real: Durval Bellini Ferreira Lima

Créditos: Durval Bellini

Atividades: Ator

Áreas: Cinema

Nascimento: 08/1908, Rio de Janeiro/RJ

Óbito: 1991, Rio de Janeiro/RJ

Causa óbito: Natural (senilidade)

Nota: Afastou-se da mídia. Primo do ator Décio Murillo. Ex-atleta do Clube de Regatas Flamengo. Praticou remo, mergulho e arremesso de peso, participando de Jogos Olímpicos Internacio

Carreira: 1931-1933 (02 obras)

1931 - Mulher (Cinema) - Extra
1933 - Ganga Bruta (Cinema) - Marcos

2 comentários:

M. Exenberger disse...

Fez um trabalho notável em Ganga Bruta ao lado de Déa Selva. Participou da Olimpíadas de 1932 em Los Angeles, o que atrasou as filmagens.Quebrado, o governo brasileiro embarcou seus 82 atletas em um navio, chamado Itaquicê, com 55 mil sacas de café, dois canhões e mais 270 pessoas - de técnicos e dirigentes a militares e turistas que iam de carona. Os canhões estavam lá para disfarçar o navio como militar, o que permitira que a embarcação passasse pelo Canal do Panamá sem pagar as taxas exigidas.Entre os atletas, estava apenas uma mulher. A nadadora Maria Lenk, na época com 17 anos e que hoje dá nome ao parque aquático utilizado na Olimpíada do Rio de Janeiro. Ela foi a primeira brasileira a representar o Brasil nos Jogos Olímpicos — mas antes, teve que trabalhar muito na viagem. O percurso todo duraria um mês e, a cada parada, os atletas brasileiros tinham que se esforçar para vender as sacas de café nos portos em que atracavam. O comércio do produto era para cobrir parte das despesas da ida aos Jogos.

Segundo o livro Brasileiros Olímpicos, dos jornalistas Lédio Carmona, Jorge Luiz Rodrigues e Tiago Petrik, a animação durou pouco no navio. Na primeira parada, em Port of Spain, da colônia inglesa de Trinidad, nenhum grão foi vendido. A população da ilha era pequena e muito pobre e isso fez com que o navio chegasse com os porões cheios de café no Canal do Panamá. Mesmo com os dois canhões, as sacas de café entregaram o navio e a tripulação teve que esperar quatro dias até que o governo brasileiro enviasse o dinheiro para a taxa do canal.
Quando finalmente chegou a Los Angeles, o navio ainda carregava muito café. Pouco tinha sido vendido no caminho, e o restante seria deixado no porto de São Francisco. A falta de dinheiro fez com que apenas 67 dos 82 atletas desembarcassem, pois era preciso pagar um dólar para cada pessoa que deixasse o navio. Assim, apenas os que tinham mais chances de medalhas foram para os Jogos e o restante seguiu para o porto seguinte. (Fonte Globo Rural)
7º lugar

Remo (Quatro com Patrão) (7 min 29 seg 4)

Américo Garcia Fernandes

Durval Bellini Ferreira Lima

João Francisco de Castro

Olivério Kosta Popovitch

Osório Antônio Pereira

VASCO - CAMPEÃO CARIOCA DE REMO DE 1938:

A guarnição do Out-Rigger a 8 (Cyro Aranha):
Amaro Miranda da Cunha "Mocotó" (Patrão), Joaquim da Silva, Claudionor Provenzano, Carlos Faria Vanotti, Durval Bellini Ferreira Lima, Aguinaldo Ferreira Leite, Erico Barreto, Humberto Gomes Monteiro e Ricardo Ferreira Alves - Vencedora do 7.º páreo - tempo: 6m15s

Anônimo disse...

Faleceu em 1991